A Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo – FapUnifesp, contratada
pela UniversidadeFederal do
ABC - UFABC, Contrato nº 27194/31, processo nº 27194.01.01/2022.01-00,
com o objetivo de apoiar o projeto “Tire-tooling Benchmark”, torna pública a abertura de inscrições destinadas a selecionar recursos humanos para apoio técnico ao referido projeto,
conforme perfis e atividades descritos a seguir:
1.DESCRIÇÃO
DAS VAGAS
Função |
Código da
Vaga |
Resumo
das Atribuições |
Escolaridade
mínima |
Quantidade
de Vagas |
Valor
Mensal Bruto (R$) |
Duração
do contrato |
Pesquisador
nível mestrando |
PESQ_MEST I |
Estudo de seleção de materiais e processos
para molde para pneus. Este
trabalho irá estudar duas metodologias para selecionar o material e método de
fabricação do molde nacional, através de metodologias cientificamente
estabelecidas na seleção de materiais e processos como os mapas de Ashby,
além de métodos de seleção multiparâmetros, como TOPSIS. |
Graduação concluída em Engenharia ou áreas
correlatas Mestrado em andamento |
1 (uma) |
R$ 2.415,00 |
18 (dezoito) meses |
Pesquisador
nível mestrando |
PESQ_MEST
II |
Realizar estudos de
desgaste e corrosão em materiais de fabricação de moldes de pneus. Estudar o
processo de desgaste e corrosão em molde fabricado. Elaborar plano para
minimizar o desgaste em moldes de pneus a serem fabricados. |
Graduação concluída em Engenharia ou áreas
correlatas Mestrado em andamento |
1 (uma) |
R$ 2.415,00 |
18 (dezoito) meses |
Graduando |
GRAD |
Estudos de desgaste e corrosão em materiais de fabricação de molde.
Estudar o processo de desgaste e corrosão em molde de pneus. Preparar
amostras, coletar dados dos ensaios e auxiliar na análise de resultados. |
Cursando graduação em Engenharia ou áreas
correlatas |
1
(uma) |
R$ 805,00 |
12 (doze) meses |
1.1. Compreende-se como perfil de candidatos(as) ao processo seletivo deste edital aquele(a)s que tenham:
1.1.1. PESQUISADORES NÍVEL MESTRANDO - PESQ_MEST I e PESQ_MEST II: graduação concluída em engenharia ou áreas correlatas.
1.1.2. GRADUANDO
- GRAD: graduação em andamento, em Engenharia ou áreas correlatas.
1.1.3.
Experiência acadêmica e/ou prática em seleção de materiais, materiais metálicos, processos de fabricação
metalmecânica, desgaste e corrosão a depender da descrição específica da
vaga.
1.2. São
atribuições da(os) bolsistas:
1.2.1. PESQUISADOR
NÍVEL MESTRANDO - PESQ_MEST I: Estudo de seleção de materiais e
processos para molde para pneus. Este trabalho
irá estudar duas metodologias para selecionar o material e método de fabricação
do molde nacional, através de metodologias cientificamente estabelecidas na
seleção de materiais e processos como os mapas de Ashby, além de métodos de
seleção multiparâmetros, como TOPSIS.
1.2.2. PESQUISADOR
NÍVEL MESTRANDO - PES_MEST II: Realizar estudos de desgaste e corrosão
em materiais de fabricação de moldes de pneus. Estudar o processo de desgaste e
corrosão em molde fabricado. Elaborar plano para minimizar o desgaste em moldes
de pneus a serem fabricados.
1.2.3. GRADUANDO -
GRAD: Estudos de desgaste e corrosão em materiais de fabricação de molde.
Estudar o processo de desgaste e corrosão em molde de pneus. Preparar amostras,
coletar dados dos ensaios e auxiliar na análise de resultados.
1.3. Serão disponibilizadas 3 (três) vagas, sendo duas para mestrandos(as) e uma para graduandos(as).
2. DA DEDICAÇÃO AO PROJETO
2.1. Para o desenvolvimento das atividades previstas os(as) bolsistas deverão dedicar 40 (quarenta) horas semanais (mestrandos(as)) e 20 (vinte) horas semanais (graduandos(as)).
3.DAS
INSCRIÇÕES
3.O(a) candidato(a) deverá realizar sua inscrição no período compreendido entre as 00h01min do
dia 01/11/2023 e as 23h59min
do dia
15/11/2023.
3.1.1.
Para efetivar a inscrição será
necessário o envio, para o e-mail recrutamento@fapunifesp.edu.br com cópia
para anibal.mendes@ufabc.edu.br de comprovante de escolaridade
((graduação concluída ou em
andamento e mestrado em andamento), currículo lates
e/ou vitae e carta de intenção com até 2 páginas, em que se
apresente a experiência desejável para
a vaga.
3.1.2. No campo assunto do e-mail, informar o NOME completo do(a) candidato(a), o NÚMERO DESTE
EDITAL (79/2023) e o CÓDIGO DA
VAGA.
3.2. A não apresentação da documentação exigida poderá ser motivo de desclassificação dos candidatos.
3.3. Aqueles(as) que enviarem candidatura para uma das vagas deste Edital, não poderão se candidatar às vagas do Edital 79/2023 nem do 81/2023, por se tratar do mesmo Projeto.
4. DA VERBA ORÇAMENTÁRIA, SUA DISTRIBUIÇÃO E UTILIZAÇÃO
4.1. Será atribuída, conforme especificado:
4.1.1 Bolsistas nível mestrado: 2 (duas) bolsas no valor mensal de R$ 2.415,00 (dois mil, quatrocentos e quinze reais), conforme previsão orçamentária destinada para esta finalidade, por 18 (dezoito) meses, correspondente ao período compreendido entre 01/12/2023 e 31/05/2025.
4.1.3 Bolsistas nível graduação: 1 (uma) bolsa no valor mensal de R$ 805,00 (oitocentos e cinco reais), conforme previsão orçamentária destinada para esta finalidade, por 12 (doze) meses, correspondente ao período compreendido entre 01/12/2023 e 30/11/2024.
5. DAS CONDIÇÕES PARA ACEITAÇÃO DAS INSCRIÇÕES
5.1. Apenas serão aceitas as inscrições que obedecerem aos prazos e condições
estipuladas neste Edital.
Não será permitida a alteração
e/ou a complementação
da documentação após a submissão do pedido de inscrição, ainda que dentro do prazo, em nenhuma hipótese.
5.2.
É vedado o pagamento de bolsa prevista neste edital para candidato(a)
selecionado(a) que tenha parentesco em linha reta, colateral ou por afinidade até o terceiro grau com a equipe
de coordenação do projeto objeto
deste edital.
5.3. É vedado o pagamento da bolsa prevista neste edital a candidato selecionado,
de nacionalidade estrangeira, que não possua o visto de residência no Brasil (permanente
ou temporária) ou que tenha o visto em questão com o prazo de validade vencido, por ser
o mesmo de exigência
obrigatória.
6. DO
PROCESSO DE SELEÇÃO
6.1. A seleção será realizada em duas etapas, que consistirão em:
6.1.1.
Análise dos currículos e cartas de intenção dos(as) candidatos(as).
6.1.2.
Entrevista, que será realizada de forma virtual.
6.2. É de responsabilidade do(a) candidato(a), aprovado(a) para a etapa de entrevista, verificar as informações (dia, horário, local
ou plataforma), por meio da divulgação disponibilizada
no site https://fapunifesp.edu.br/editais
6.3. Para a etapa de entrevistas poderão ser convocados até 5 (cinco) candidatos por vaga.
6.4. O não comparecimento à etapa de entrevistas acarretará, automaticamente, a desclassificação do candidato, independentemente do motivo alegado.
7.DO
CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO
Descrição |
Caráter/Detalhamento |
Período |
|
1ª fase |
Análise curricular |
Classificatória
e eliminatória |
16/11/2023 |
2ª fase |
Convocação para Entrevista |
Divulgação
e Convocação dos Candidatos para 2ª fase |
17 ou
21/11/2023 |
3ª fase |
Entrevista |
Classificatória
e eliminatória |
22/11/2023 |
4ª fase |
Resultado preliminar |
Divulgação
dos candidatos aprovados antes da etapa de recursos |
A partir
de 24/11/2023 |
5ª fase |
Recursos |
Solicitação
de reconsideração do resultado preliminar |
Primeiro dia útil após a data de divulgação do resultado preliminar: 27/11/2023 |
6ª fase |
Resultado pós recursos |
Divulgação
da listagem final de candidatos aprovados |
A partir
de 28/11/2023 |
7.1. O presente processo seletivo será válido por 18 (dezoito) meses.
7.2. O contrato dos(as) bolsistas(as) poderá ser prorrogado, mediante interesse da instituição e disponibilidade de recurso financeiro adicional, hipótese em que haverá retificação do prazo de contratação definido
neste edital.
7.3. O valor da bolsa poderá ser reajustado, desde que
condicionado à disponibilidade de recursos financeiros, alteração do plano de
trabalho e aprovação do órgão financiador, hipótese em que haverá retificação do valor da bolsa definido neste edital.
7.4. As
atividades dos(as) Bolsistas terão início em 01/12/2023.
8. DOS RECURSOS
8.1. Os recursos referentes ao resultado do processo de seleção deste Edital deverão ser enviados para o endereço eletrônico fap@fapunifesp.edu.br em até 01 (um) dia útil a partir
da data de divulgação do resultado. No campo ASSUNTO da mensagem, o(a)
candidato(a) deverá identificar: Recurso para processo seletivo – PROJETO “Tire-tooling Benchmark”, EDITAL N° 80/2023.
8.2. Os recursos serão avaliados
pela Comissão de Seleção, que decidirá pelo
deferimento ou indeferimento do mesmo. Não caberá
recurso contra a decisão da Comissão.
8.3. Não será aceita interposição de recursos por outros meios não especificados neste Edital.
9. DA CONCESSÃO DA BOLSA
9.1. O(a)
candidato(a) selecionado(a) deverá assinar Termo de Concessão de Bolsa, que
será disponibilizado pela FapUnifesp.
9.2. Para
elaboração do Termo, logo após a publicação do Resultado pós recursos, os(as)
candidatos(as) aprovados(as), deverão providenciar a documentação, as
declarações e os formulários constantes do link https://fapunifesp.edu.br/bolsistas e enviá-la para o e-mail anibal.mendes@ufabc.edu.br.
9.3. É
obrigatório que a conta do(a) bolsista seja conta corrente ou poupança, nominal do(a) beneficiário(a), ativa no Banco do Brasil.
9.4. O(a) candidato(a) que não for correntista do Banco
do Brasil poderá solicitar abertura junto a este, por meio de carta, fornecida pela FapUnifesp, mediante
solicitação, e indicar os dados bancários para o recebimento dos pagamentos após sua
seleção
neste
Edital.
10. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
10.1. As informações prestadas, bem como as documentações apresentadas, serão de inteira responsabilidade do(a) solicitante.
10.2. A
inscrição pressupõe a concordância com todos os itens deste Edital.
10.3. Esclarecimentos e informações adicionais sobre o conteúdo deste edital podem ser obtidos por meio do e-mail: recrutamento@fapunifesp.edu.br
10.4. A Comissão Avaliadora reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as situações não previstas no
presente edital.
10.5. A qualquer tempo o presente Edital poderá ser revogado ou anulado, no todo ou
em parte, seja por decisão unilateral da Unifesp e/ou da FapUnifesp, sem que isso
implique direito à indenização ou reclamação
de qualquer natureza.
10.6. A bolsa de Pesquisa é destinada exclusivamente ao desenvolvimento de atividades de apoio institucional ao projeto e não implicará, sob
hipótese alguma, em vínculo empregatício.
10.7. Eventual suspeição ou impedimento do(s) membro(s) que compõe(m) a Comissão Avaliadora, deverá ser declarada pelo(s) mesmo(s), antes da realização da análise curricular
e entrevista do candidato.
11. DA PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS
11.1. As
partes concordam que qualquer atividade de tratamento envolvendo dados pessoais
somente será realizada na medida necessária para a execução do objeto da
prestação de serviços deste Edital, em conformidade com a legislação vigente
sobre Proteção de Dados Pessoais e as determinações de órgãos
reguladores/fiscalizadores sobre a matéria, em especial, a Lei nº 13.709, de 14
de agosto de 2018, bem como as demais normas aplicáveis.
11.2. Os
dados pessoais coletados para inscrição neste Edital incluem, mas não se
limitam às informações necessárias para a execução do objeto do Contrato e têm
a finalidade de execução do Contrato, conforme disposto no artigo 7º, inciso V,
da Lei nº 13.709/2018 e poderão ser compartilhados com entes parceiros e/ou
agentes públicos para fins de prestação de contas.
11.3. Disposições
específicas relativas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) poderão ser
dispostas na Política de Privacidade da FAP.
11.4.
Dúvidas, questionamentos e requisições relativas à privacidade e a proteção de
dados dos titulares que participam deste Edital poderão ser sanadas por seu
Encarregado de Proteção de Dados (DPO) da FAP, Sr. João Vitor
Finotti, através do e-mail: dpo@fapunifesp.edu.br.
Na cláusula 1. DESCRIÇÃO DAS VAGAS, Pesquisador Nível Mestrando I - PESQ_MEST I, na coluna "Duração do Contrato":
Onde se lê: 18 (dezoito) meses
Leia-se: 17 (dezessete) meses
A FapUnifesp torna público o resultado final, após conclusão
da análise de recursos:
Graduando – GRAD
TITULAR
Cauã Pontes Brentan
SUPLENTE
Victor Prado Bittencourt Ferreira
DESISTIU DA VAGA
Rodrigo Morato de Souza Perfi
Pesquisador nível mestrando - PESQ_MEST I
TITULAR
Augusto Ramineli Neto
A FapUnifesp torna público o resultado preliminar, após conclusão das fases do processo seletivo para contratação de Bolsistas:
Graduando – GRAD
TITULAR
Cauã Pontes Brentan
SUPLENTE
Victor Prado Bittencourt Ferreira
DESISTIU DA VAGA
Rodrigo Morato de Souza Perfi
Pesquisador nível mestrando - PESQ_MEST I
TITULAR
Augusto Ramineli Neto
Convocamos os candidatos a
seguir, para a fase de entrevistas que será realizada no dia 08/01/2024,
nos horários especificados.
As entrevistas serão
realizadas por vídeo conferência, através da plataforma Google Meet:
Graduando – GRAD
Link da videochamada: https://meet.google.com/kii-kccf-tpb
10h:00min
- Rodrigo Morato de Souza Perfi
10h:20min
- Victor Prado Bittencourt Ferreira
10h:40min
- Cauã Pontes Brentan
Pesquisador nível mestrando - PESQ_MEST
I
Link da videochamada: https://meet.google.com/jyz-zuju-imx
11h:20min - Augusto Ramineli Neto
Pesquisador nível mestrando - PESQ_MEST II
Não houve candidaturas validas
A
FapUnifesp torna públicas as alterações ocorridas, conforme segue:
Prorrogação
do período de inscrições, até às 23h59min do dia 01/01/2024
Adiamento
do cronograma do processo seletivo:
7.DO CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO
Descrição |
Caráter/Detalhamento |
Período | |
1ª fase |
Análise
curricular |
Classificatória
e eliminatória |
04/01/2024 |
2ª fase |
Convocação
para Entrevista |
Divulgação
e Convocação dos Candidatos para 2ª fase |
05/01/2024 |
3ª fase |
Entrevista |
Classificatória
e eliminatória |
08/01/2024 |
4ª fase |
Resultado
preliminar |
Divulgação
dos candidatos aprovados antes da etapa de recursos |
09/01/2024 |
5ª fase |
Recursos |
Solicitação
de reconsideração do resultado preliminar |
Primeiro
dia útil após a data de divulgação do resultado preliminar: 10/01/2024 |
6ª fase |
Resultado
pós recursos |
Divulgação
da listagem final de candidatos aprovados |
A partir
de 12/01/2024 |
Alterar o parágrafo 7.4.:
De: início em 15/12/2023.
Para: início em 15/01/2024.
A FapUnifesp torna públicas as alterações ocorridas, conforme segue:
1. Período de inscrições prorrogado até às 23h59min do dia 01/12/2023
2. Alteração no período de contração:
PESQUISADOR NÍVEL MESTRANDO – PESQ_MEST I e PESQ_MEST II
De: 01/12/2023 a 31/05/2025
Para: 15/12/2023 a 14/06/2025
GRADUANDO – GRAD
De: 01/12/2023 a 30/11/2024
Para: 15/12/2023 a 14/12/2024
Adiamento do cronograma do processo seletivo:
7.DO CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO
Etapa |
Descrição |
Caráter/Detalhamento |
Período |
1ª fase |
Análise curricular |
Classificatória e
eliminatória |
04/12/2023 |
2ª fase |
Convocação para Entrevista |
Divulgação e Convocação
dos Candidatos para 2ª fase |
05/12/2023 |
3ª fase |
Entrevista |
Classificatória e
eliminatória |
07/12/2023 |
4ª fase |
Resultado preliminar |
Divulgação dos
candidatos aprovados antes da etapa de recursos |
08/12/2023 |
5ª fase |
Recursos |
Solicitação de reconsideração
do resultado preliminar |
Primeiro dia útil
após a data de divulgação do resultado preliminar: 11/12/2023 |
6ª fase |
Resultado pós recursos |
Divulgação da
listagem final de candidatos aprovados |
A partir de 12/12/2023 |